Como funciona a garantia na NoteTec

15/05/2019 · 3 minutos de leitura · Tags: garantia

Imagine a seguinte situação: você comprou um smartphone e logo na primeira semana de uso ele não carrega mais. O problema é de fábrica, você não causou ele. Nesse cenário, o que deve acontecer? É aí que entra a garantia.

A garantia é um benefício (e um direito) que você, consumidor, tem ao adquirir bens, sejam eles duráveis ou não. É mais ou menos como se a empresa falasse assim: “eu garanto para você que se esse produto apresentar problemas de fabricação ou não funcionar como o prometido nos primeiros X meses de uso, eu conserto ele para você e não cobro nada”.

Dessa forma, a empresa demonstra confiança no produto que ela vende. Quanto maior o tempo de garantia oferecida, maior a confiança na qualidade do produto.

Além de benefício, ela também é um direito. Isso mesmo. Por lei, no Brasil, para bens duráveis (celulares, por exemplo), a empresa tem a obrigação legal de arcar com os custos de transporte e reparo dos aparelhos no caso de problemas de fábrica, por 90 dias, a contar da data de recebimento do produto.

Essa é a garantia legal. Existem mais dois tipos:

  • Garantia contratual (oferecida de forma espontânea pela empresa);
  • Garantia estendida (paga pelo consumidor, como se fosse um seguro).

Nos próximos parágrafos, vamos explicar cada uma das três e falar sobre os produtos da NoteTec.

Ela é estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor e independe de contrato. Para smartphones, ela cobre 90 dias de uso a partir da data que você receber o produto. O aparelho apresentou algum defeito dentro desse prazo? É só acionar a garantia. Simples assim.

Todos os aparelhos vendidos pela NoteTec contam com a garantia legal.

Garantia contratual

Essa varia de empresa para empresa. Ela é, digamos, uma boa vontade de quem oferece. Depois que termina os 90 dias, a empresa pode optar de modo espontâneo em oferecer ainda mais tempo.

Portanto, quando você ver uma empresa dizendo que oferece 12 meses de garantia, na verdade, ela oferece 9. São 3 meses de garantia legal (que ela é obrigada) e mais 9 meses de garantia contratual.

Na NoteTec, os aparelhos da Apple e da BLU contam com 9 meses de garantia contratual. Já para os aparelhos da Xiaomi e Pocophone, é oferecida somente a garantia legal. Ser a loja com os melhores preços do Brasil não nos permite arcar com os custos.

Observação: a garantia da Apple é oferecida diretamente por eles.

Garantia Estendida

Essa é paga pelo consumidor e pode conter mais do que somente reparo a problemas de fábrica. Ela pode arcar danos causados por mau uso, telas quebradas por quedas acidentais, entre outros.

Para ter direito, o cliente paga um valor a mais do que o aparelho. E os termos são acertados entre os dois.

Na NoteTec, não trabalhos com garantia estendida.

Observações importantess

  • Se o seu aparelho foi consertado pela garantia, e ele voltar a apresentar o mesmo problema dentro de 90 dias após esse conserto, a empresa ainda é resposável pelo manutenção, mesmo que já tenho esgotado o prazo inicial da garantia;
  • Caso a empresa não consiga resolver o problema dentro de 30 dias, você tem duas opções: substituir o aparelho por um novo ou o ressarcimento da quantia paga.

Nós temos um artigo explicando como acionar a garantia na NoteTec:

Você sabia desses diferentes tipos de garantia? Comente abaixo, queremos saber sua opinião!


Ver também