iPhone X vs iPhone XS: Quais são as diferenças?

O iPhone X mudou tudo. Com ele, a Apple reinventou o design do iPhone, segurança e o preço que nós esperávamos pagar por um smartphone. Um ano depois, o iPhone XS aumentou ainda mais esse preço. Mas há diferenças suficientes que justificam esse aumento?

Leia nesse artigo tudo o que você precisa saber…

A tela - a mesma porém melhor

O iPhone X marca a entrada da Apple na utilização de telas OLED, e definiu o padrão para os próximos.

Sim, a Apple montou um painel OLED de tamanho e resolução idênticos no iPhone XS e, no entanto, afirma que ele oferecerá um alcance dinâmico 60% maior com o conteúdo HDR. Isso é feito com suporte a Dolby Vision / HDR10, para que você tenha muitas oportunidades de ver a melhoria nas imagens e no vídeo.

A outra grande mudança é o que a Apple chama de “sensor de toque de 120Hz”. Isso não deve ser confundido com uma taxa de atualização de 120Hz, a qual é usada pelo Razor, para fazer o “smooth effect”. O sensor de toque de 120Hz é a velocidade que o telefone vai reconhecer toques na tela. Na prática, isso significa que o iPhone XS vai responder duas vezes mais rápido ao toque.

Além disso, enquanto o notch (o entalhe na parte superior) permanece no iPhone XS, a Apple diz que o sistema do Face ID presente nele é mais “rápido”.

foto mostrando suporte do iphone xs a dolby vision

Design - idênticos

Se olhar atentamente para a tela do XS vai revelar algumas mudanças, o mesmo não pode ser dito do design.

Sim, há uma diferença de 3 gramas no peso. Dito isso, a Apple fez mudanças no design, mas você não vai notar a olho nu.

a estrutura do iphone XS de primeira classe, porem lembra identica ao iphone x

A primeira delas é o upgrade da certificação de resistência a água e a poeira. Isso significa que você pode mergulhar seu iPhone em 3 metros de profundidade em vez de 1. A próxima, é um aumento de 25% no volume do alto-falante.

A menos fácil de notar é adição de suporte para dois chips - o primeiro iPhone dual chip. O segundo chip não é físico, é um eSIM, mas os dois podem trabalhar juntos. O suporte para o eSIM ainda é limitado, mas a expectativa é que mude logo, já que agora está presente nos iPhones.

O XS também vem com uma cor adicional: a gold.

nova cor gold no iphone xs

Desempenho - ainda mais potente

O processador A11 (iPhone X, iPhone 8, iPhone 8 Plus) teve o desempenho mais rápido que qualquer outro em 2017, e o novo A12 presente no iPhone XS (e também no iPhone XS Max e iPhone XR) vai pegar esse lugar.

Em termos de gráficos, a Apple está prometendo uma melhora de 50%, e mais 50% em economia de energia enquanto o aparelho estiver ocioso. Já a melhora de 15% na performance é menos impressionante, visto que o iPhone X ainda tem muito processamento para gastar.

Câmeras - novo hardware, software melhor

A Apple não gosta de admitir, mas as câmeras dos iPhones vinham ficando atrás dos rivais nos testes. No entanto, com o iPhone XS a Apple volta ao jogo com “se não você não pode vencê-los, então junte-se a eles”, imitando o processamento de imagens dos celulares Pixels, da Google.

O que a Google chame de “HDR+”, ela chamou de “Smart HDR”. Também colocou a possibilidade de ajustar o desfoque do fundo de uma imagem depois que ela é tirada.

melhoria na camera do iphone xs

No hardware, além das novas lentes de seis peças, há um um aumento no tamanho dos pixels, o que vai permitir fotos muito melhores em ambientes escuros.

foto no escuro com iphone xs

Tempo de duração da bateria e carregamento - há melhorias

A bateria do iPhone X não é lá essas coisas. Então você ficará feliz em saber que ela foi melhorada no iPhone XS. Talvez não se impressione muito com esse melhoria: somente 30 minutos a mais de duração, de acordo com a Apple.

Conclusão

Embora a nomenclatura possa ser nova, o iPhone XS é a própria definição do iPhone “s”, assim como foi com o iPhone 6s. Então, enquanto há inúmeras melhorias inteligentes internamente, do lado de fora, a única maneira de perceber que você tem um iPhone XS é se você tiver o modelo gold.


E aí, você vai de iPhone X ou iPhone XS?